segunda-feira, 2 de abril de 2018

MULTIDAO

9

ABC x Sta. Cruz devem lotar os estádios. Eh o único confronto das 4as de finais com 02 clubes proprietários de suas praças de esportes. O Arruda, o maior do Nordeste. Construído nos anos 70, período em que o Santa Cruz dominou o futebol Pernambucano. Obteve um pentacampeonato 69/73. Ano em que teve o artilheiro do Brasileirao, Ramon, convocado p seleção brasileira. Em 1975, figurou entre os 04 melhores times do país. No ano seguinte o volante Givanildo brilha na seleção brasileira, o clube conquista um supercampeonato, repetindo o feito de 1957. Ganharia ainda o bi 78/79, despontando o artilheiro Nunes, tb chegando a seleção.
Nos anos 1980, o lateral direito Carlos Alberto Barbosa tb chegou a seleção. Ricardo Rocha campeão do Mundo em 1994 e Rivaldo, melhor jogador do planeta, campeão do mundo anoa depois , foram revelados pelo Santa.
ABC x Santa CruZ foi o primeiro confronto interestadual do alvinegro
Alberi, o maior ídolo do ABC veio do Santa, trazido por Prudêncio em 1968.
Ao conquistar o Tri em 72, o ABC convidou o timaço do santa p entrega de faixas. Foi um passeio. Santa 5 x 1. O resultado despertou a diretoria do ABC q foi ao Rio de Janeiro e contratou Sabará , Nilson Andrade, Maranhão, Danilo Menezes, Libânio, para as disputas do brasileirao e viriam a formar uma das maiores equipes da história do ABC.
Poucos meses depois o Santa voltou a Natal, com sua enorme torcida, convicta de nova goleada. Um recital de Alberi calou os tamancos tricolores. ABC 2 x 0.
Grandes nomes fizeram história nos dois clubes. De memoria fiz uma rápida seleção :
Luís Neto, Loti, Luiz Oliveira, Ragner e Quinho; Mazo, Alberi e Sergio China; Zinho, Leto e Joãozinho. Tec. Erandir Montenegro e Ferdinando Teixeira brilharam nos dois clubes. Desde 1972
Estive presente em todos os confrontos ABC x Santa em Natal e alguns no Recife. Jogos inesquecíveis e certeza de bons espetáculos em Maio.

Nenhum comentário: