domingo, 5 de novembro de 2017

ABC GOLEIA CRISES III

1974. CBD determina seletivo para o Brasileirao. Fomos eliminados na prorrogacao.
A madrasta nao cumpriu o compromisso de que a vaga seria do campeao 1973.
Ficamos sem calendario durante todo o 1o. Semestre. Perdemos o pentacampeonato no 2o. Semestre.
Vimos o nosso rival alcancar o Bi em 1975 e realizar grande campanha no brasileiro, obtendo inedita classificacao para a 2a. D
Fase. Em Natal, a conversa era que o America era um clube. O ABC, um time, em alusao a infeliz venda da nossa sede.
Anos dificeis para o Mais querido, que conseguiu a recuperacao apenas em 1976, com a formacao de uma equipe espetacular, comandada pelo folclorico tecnico Joao Avelino. Aquele timaco tinha atletas que haviam disputado copas do Mundo. Alem do uruguaio Danilo Menezes, o tambem ex vascaino lateral direito Fidelis. O lateral da esquerda, tambem de selecao. Vulca, ex Ponte Preta, convocado para a selecao Olimpica. Idem para o pernambucano Ze Carlos, que cognominado Olimpico, com a chegada de outro Ze Carlos, o Henrique, craque do Fortaleza. Do vizinho estado, ja tinham chegado no ano anterior o goleirao Helio e o ponta Noe, que passaria a usar o sobrenome Silva, com a chegada de outro Noe, o Soares, apelidado carinhosamente de Macunaima, sucesso no cinema.
Seu Joao, trouxe do CEUB de Brasilia o zagueirao Pedro Pradera. No Corinthians Paulista fomos buscar o classico quarto zagueiro Wagner.
Virou idolo da Frasqueira, o gigante volante Drailton, com seu 1.95m. Idolo do Nautico e Sport. Costumava colocar a bola no pecoco, para delirio da frasqueira.
A cereja do bolo foi a compra do atacante Reinaldo. O ABC depositou em dinheiro na federacao e trouxe o atleta bicampeao pelo rival.
Elevando a auto estima do Mais Querido, o campeonato de 1976 teve o recorde de publico.
Conquista memoravel que reconduziu o ABC a elite do futebol brasileiro.
Finalizo, recordando a estreia de Reinaldo em uma manha de domingo. Marcou quatro gols.
A final do primeiro turno, tambem foi memoravel. 3 x 0.
Joao Avelino afirmava que a equipe estava no ponto. Igual a cocada. O campeonato, uma mangaba.
A frasqueira delirava.

Nenhum comentário: