quinta-feira, 12 de outubro de 2017

PADROEiRA DO BRASIL













A religiosidade tem forte presença tambem em nosso futebol.
Todos os atletas rezam um pai nosso em voz alta antes de entrar em campo.
Muito comum o sinal da cruz ao pisar e sair do gramado e apos marcar gol.
Relembro fato pitoresco ocorrido na finalissima da copa de 1958.
A superstiçao tambem sempre foi um traço forte no futebol brasileiro.
Apos a tragica derrota na final da copa 1950, surgiram as mais absurdas explicaçoes para o insucesso.
O goleiro Barbosa e o lateral Bigode, escolhidos como viloes e personagens de um preconceituoso discurso afirmando que os negros nao tinham condiçoes emocionais para conquistar uma copa.
Alem disso, tambem surgiu a conversa que o uniforme, todo branco, usado nas quatro copas realizadas, ateh entao, dava azar.
Em 1953, um jornal carioca promoveu concurso para escolha do novo uniforme.
Entre mais de duzentos concorrentes, venceu o modelo do desenhista gaucho Aldyr Schlee. O jovem de 18 anos buscou as cores da bandeira para imortalizar o que viria a ser a seleçao canarinho, nos moldes que perduram ate hoje.
A copa de 1954 foi a primeira que o Brasil usou o novo uniforme, chegando ate as quartas de final, sucumbindo diante da fortissima Hungria de Puskas, a melhor equipe daquele mundial.
Na Suecia, em 1958, apos uma campanha brilhante, o Brasil chegou a decisao contra os anfitrioes, gerando uma incomoda situaçao. Os adversarios tambem usavam camisa amarela e um sorteio iria decidir quem mudaria de uniforme para a finalissima.
Os supersticiosos brasileiros ficaram atonitos. Na concentraçao,  Preocupadissimos, os atletas aguardavam a noticia que iria trazer o Dr Paulo Machado de Carvalho, chefe da delegaçao brasileira.
O sorteio definiu que a Suecia usaria o Amarelo e o Brasil vestiria Azul.
Como Dr Paulo iria transmitir a informaçao para o elenco ?
Como grande lider, Paulo Machado repassou para o grupo que haviamos vencido o sorteio, iriamos jogar com o MANTO AZUL da Nossa senhora Aparecida. Era um sinal do ceu.
O Brasil venceu de 5 x 2.
O negro Didi, escolhido o melhor jogador da copa, o crioulo Pele foi coroado Rei do futebol e o negrao Djalma Santos, escilhido o melhor lateral do mundo, jogando apenas a partida final.
Dr Paulo Machado de Carvalho recebeu o titulo de Marechal da Vitoria e da nome ao estadio do Pacaembu.

Nenhum comentário: