sábado, 28 de outubro de 2017

ABC GOLEIA CRISES II

1972. Punido pela CBD. Uma das maiores que enfrentamos. Viviamos uma fase de Ouro. Tri estadual, tres anos sem derrota para o rival, disputavamos o campeonato nacional. Alberi liderava a bola de prata. Recem inaugurado, o Castelao era a principal opcao de lazer do Natalenses.
Jogamos 23 partidas em casa, sempre com casa cheia. Todos os grandes clubes brasileiros jogaram em Natal. Varios tricampeoes do Mundo nos visitaram.
Uma das principais vitorias do ABC  (2x1)foi diante do Botafogo, clube do furacao da Copa 70.
Apos o jogo, o lateral Rildo, primeiro jogador de selecao brasileira (jogou a copa 66 e as eliminatorias 69) a vestir a camisa do ABC, foi ao luxuoso Hotel Reis Magos e procurou a direcao do glorioso, informando que teria jogado de forma irregular, autorizado por Joao Machado, preaidente da FND. Alem dele, Marcilio tambem nao ti ha condicoes de jogo. Joca Macho relatara ao ABC que segurava a onda.
Nao foi o que ocorreu. Nosso rival tinha bom transito com o presidente da madrasta CBD e pode ter influenciado a suspensao.
O fato eh que Ruiu o castelo do ABC.
Numa epoca em que nao havia cotas de TV, patrocinio na camisa e de nenhuma especie, a bilheteria era a unica fonte de receita. Como ficar seis meses parado ?
Apos uma grande mobilizacao politica, a pena foi reduzida para um ano e a promessa de que o campeao estadual de 1973 disputaria o Brasileiro de 1974, que seria realizado no 1o. Semestre, em ano de Copa do Mundo. Dessa forma, o ABC consegui manter o craque Danilo Menezes, o otimo volante Maranhao, o ponta Libanio, todos trazidos do futebol carioca pelo tecnico Celio de Souza.
Para conquistar o Tetra, o ABC foi ao Rio de Janeiro e comprou ao Sao Cristovao, o artilheiro Jorge Demolidor. Para a ponta esquerda, veio Morais, ex Vasco como Danilo Alvim, principe da Copa 1950.
O Mais querido formou uma das melhorea equipes de sua hiatoria. Ganhou os tres turnos do campeonato, com apenas uma derrota. Os tres classicos, sempre com publico superior a 50 mil pessoas.
Para manter a equipe em atividade no 2o. Semestre, Havelange conseguiu uma excursao para o ABC. O clube do povo ficou Internacional em uma das mais belas paginas de sua historia.

Nenhum comentário: