domingo, 2 de julho de 2017

ABC x NAUTICO

Tradicional classico nordestino na proxima terça 04/07, 21:30 no Frasqueira
Conheço o Timbu jogando em Natal, ha quase cinquenta anos.
Em 1968, o alvirrubro da Av Rosa Silva, era simplesmente vice campeao brasileiro e Hexa pernambucano, titulo inedito ate hoje.
O forte time do Alecrim, entao campeao invicto no RN, nao tomou conhecimento e aplicou 2 x 0.
Ano seguinte o ABC voltou a perder o campeonato, desta vez de forma traumatica. Alem disso, nunca o ABC havia ficado tres anos sem titulo, provocando uma crise no Mais Querido.
Jose Prudencio, abnegado pelo futebol do ABC, recebeu a incumbencia de reformular a equipe.
Profundo conhecedor, foi aos Aflitos buscar talentos no principal clube da regiao, que atraia valores de todo Nordeste. Trouxe o zagueiro Edson e o meia Correa, ambos paraibanos.
O ABC fez um brilhante campeonato em 1970 e o artilheiro Petinha despertou o interesse do Nautico, que aconselhado pelo velho Pruda, levou de contrapeso, um tal de Marinho, lateral esquerdo que Prudencio trouxera do Riachuelo. Na transaçao, o ABC recebeu novos valores do time pernambucano. O centro avante Edvaldo e o ponta Soares.
Foto dos Bicampeoes 1971. O meia Nunes, tambem passou pelo Nautico.
ABC x Nautico, se enfrentaram no Brasileirao 72, numa 4a. Feira a noite, com vitoria dos Recifenses por 4 x 3 com grande atuacao do lateral Borges e varios frangos do nosso goleiro Tiao. Nao estive presente no referido jogo, posterior a memoravel vitoria de 2 x 0 sobre o Santa Cruz.
Vi, sim, em 1975, outra confronto com falhas gritantes de outro goleiro alvinegro. Norival, falhou em demasia e o timaço
 do timbu, marcou 5 x 2, com Danilo Menezes marcando um golaço de fora da area no goleiro Neneca. Partida valida pelo Pentagonal que marcou a inauguraçao das marquises do Castelao.
Ainda em 1975, dia 1o. de Maio, o maior publico presente no poema de concreto. Jogo de portoes abertos.
Em 1976, novo confronto no Brasileirao, nao pude assistir ao empate de 1 x 1, ja que coincidiu com jogo dos JERNs. Naquela tsrde estava com a camisa tres do infantil do Instituto Sagrada Familia no campo da UFRN.
Voltando ao ABC, ja contavamos com o excepcional goleiro Helio Show, contratado ainda em 1975 para solucionar o problema da camisa um, o q fez com brilhsntismo, ganhando dois campeonatos, em 1976 e 78, ano que voltamos a enfrentar o Timbu pelo Brasileirao.
ABC e Nautico, hoje vivem situaçoes distintas. O timbu esta em pessima fase, deixou de jogar em seu estadio e amarga a lanterna da serie B, sem nenhuma vitoria. Nao conquista o Pernambucano desde 2004. O ABC joga em estadio proprio, eh Bicampeao potiguar e vem ampliando seu patrimonio.
Como dizia o velho Prudencio, futebol eh cabeça fria. Portanto, tranquilidade, para iniciarmos uma reaçao na serie B, diante do Nautico.
Encerro, solicitando a todos, oraçoes pela recuperaçao de Piaba, zagueiro que marcou epoca, integrando o time do 1o. BI q assisti o ABC conquistar, com meus cinco anos.

Piaba, o terceiro em pe, da esq p a direita, ladeado pelo goleiro Erivan, ambos egrssessos do  Palmeirs das Rocas, que segue revelando talentos. O maior deles na atualidade, Tiquinho Soares, esteve em Natal em Junho e ontem embarcou para Portugal, onde amanha estarah se reapresentando ao FC do Porto.


Nenhum comentário: