domingo, 13 de dezembro de 2015

SALVE O MAIS QUERIDO

Chegou a hora. Amanhã, dia muito importante para o futuro do ABC. Inédito, três chapas irão concorrer as eleições no Clube. Entendo que a alternancia no poder, é salutar para as instituições. Além disso, as propostas da Salve o Mais Querido atraem a simpatia da expressiva maioria dos sócios.

A participação da frasqueira, o incentivo as categorias de base, uma gestão que conheça o futebol, a volta das conquistas, o ressurgimento dos esportes olímpicos, metas qualitativas que certamente contribuirão para o soerguimento do clube.

Lembro uma conquista que hoje completa trinta e dois anos e foi alicerçada na valorização da prata da casa.
Em anos de Copa do Mundo, a CBD realizava o Brasileiro no primeiro semestre e o ABC não fez boa campanha em 1978. Ficamos em um grupo onde a maioria dos clubes era de Minas Gerais. Perdemos para o Vila Nova, em Natal, fomos goleados pelo Atletico-MG no Mineirão, por 5 x 0.

O ABC atravessava uma grave crise e para o estadual foi mantido o ótimo técnico Waldemar Carabina e apenas cinco atletas experientes, que iriam compor a espinha dorsal da equipe que viria a conquistar o título de forma brilhante, diante de um adversário fortíssimo.

Os pilares da equipe, eram o goleiro Hélio Show, o zagueiro Cláudio Oliveira e o trio de ouro do meio campo com Baltazar Germano, Noé Macunaíma e Danilo Menezes. O ABC tinha uma forte equipe de juniores e foram aproveitados os garotos Gelson, Dão, Joel, Noronha, Tinho, Berg. Destaque no Alecrim no ano anterior, o ABC trouxe do Náutico, o atacante Jonas, que viria a ser o destaque daquele campeonato.

Em 13/12/1978 o empate de 1 x 1 deu o título ao ABC. Tinho marcou o gol do título naquela noite. Nosso time base : Hélio Show, Gelson, Domicio, Cláudio Oliveira e Noronha; Blatazar, Noé e Danilo; TInho, Jonas e Berg. O América tinha o goleiro Zé Luiz, Ivan Silva, o atacante Aloisio Guerreiro, que vai ser o treinador do nosso rival em 2016.  

             

Nenhum comentário: