domingo, 1 de junho de 2014

O MUNDO SEM O MELHOR LATERAL

MARINHO começou a jogar no juvenil do Riachuelo Atlético Clube (RAC) então uma esquipe respeitável e muito organizada que recebia o apoio da base Naval e conseguira o vice campeonato Potiguar em 1967. O Olho "clínico" do "faz tudo" José Peudêncio Sobrinho, identificou talento naquele lourinho e levou-o ao ABC. MARINHO contava dezoito anos. MARINHO logo alcançou a titularidade no inesquecível time campeão de 1970, dirigido por Caiçara :
Este time, foi montado por Prudêncio. Edson e Correa vieram récem saídos do juvenil do Náutico, que dominara o futebol Pernambucano nos anos 60 (Hexacampeão 62/68), chegando ao vice-campeonato da Taça Brasil e disputando Libertadores.

O timbú veio a Natal contratar o centroavente Petinha e levou MARINHO de contra-peso. Em
Recife, o galego logo se destacou, virou ídolo, marcou gol olímpico. abaixo uma formação
do Náutico :


O sucesso de MARINHO logou despertou o interesse do Botafogo que o contratou. A estréia de MARINHO foi na abertura do Brasileirão/72 diante do Santos. Comenta-se que os paulistas, sabendo da primeira partida do nordestino no Maracanã, planejaram explorar a inexperiência do garoto, atacando pelo seu setor. MARINHO  foi o melhor em campo, impressionando o Rei Pelé.

O ápice da carreira de MARINHO ocorreu na Copa/74. Naquela oportunidade, virou o MARINHO CHAGAS, para diferenciar do MARINHO PERES, excelente zagueiro do escrete canarinho.
A defesa foi ponto alto naquela copa, somente sofrendo gol na 5a. partida. O goleiro Leão tornou-se um dos melhores do mundo. Destaque também para o centra Luís Pereira. O vigoroso Zé Maria completava a zaga na lateral direita.

No histórico jogo com a Holanda, que eliminou o Brasil (2x0), o talentoso lateral esquerdo KROL da equipe holandesa fez questão de cumprimentar e solicitar a camisa de MARINHO.

    
                               A foto acima, é da disputa do 3o. lugar (Brasil 0 x 1 Polônia).


Após o mundial, o prestígio de MARINHO era tamanho na Alemanha, que chegou a ser apresentado ao SCHALKE 04, poderoso clube daquele país, mas o Botafogo não concretizou a negociação.



Nenhum comentário: