sábado, 11 de maio de 2013

SACOLA DE GOLS

Nos anos oitenta nosso maior rival tinha um atacante chamado Oliveira Piauí que chegou em Natal dizendo traxer uma sacola de gols. A lembrança ocorreu-me ao ver o alvi-rubro retornar de Ceará-Mirim com uma bagagem muito pesada.

Não é de hoje que os americanos sofrem em goleadas em certames nacionais. Já em sua primeira participação no campeonato Nacional em 1973, sofreram um revés 1 x 6, diante do Santos, com
o então castelão, lotado, Naquela noite de 26/09/73, O rei Pelé marcou três gols, com Eusébio, Mazinho e Eusébio, também marcando para o time da Vila mais famosa do Mundo. Santa Cruz
marcou para os locais. A coincidência em relação ao jogo da última 5a. feira, é que o América
também vinha de uma longa série invicta.

Outra goleada marcante foi na largada do Brasileirão/77, diante do Ríver/PI em Teresina.
O artilheiro Sima, marcou quatro gols naquela noite de sábado, 15/10, quando o tricolor
piauiense aplicou 5 x 1 no alvi-rubro natalense.

Em 19/02/78, ainda pelo Brasieliro/77, o América deparou-se com o timaço do Galo no Mineirão.
O Atético Mineiro aplicou 6 x 0, com três gols de Reinaldo (um deles, de Placa), Ziza fazendo dois e o atual treiandor do Cruzeiro, Marcelo Oliveira, completou o placar.

O placar mais elástico ocorreu em 1980, quando o treinador Chiquinho Gaúcho trouxe uma leva de boleiros dos Pampas. Jogando em Salvador, o Vitória/BA massacrou o América 8 x 1.
Naquele domingo a tarde, Sena, pai do atual Superintendente, Leandro Sena, marcou três veze,
Pita, fez dois. Sivaldo, Tatá e Valder completaram o escore para os baianos. O cabeludo ponta esquerda Tarso fez o gol de honra do América.  

Em 26/08/1998, na pior campanha de um clube na lanterna da série A, o América-RN perdeu para o São Paulo pelo placar de 6 x 1. Dodô (3), Fabiano (2) e França, marcaram para o tricolor. Paulo Roberto fez o do América. 

Nenhum comentário: