segunda-feira, 9 de julho de 2012

PARANAGUÁ

No próximo sábado o ABC jogará pela primeira vez na cidade mais antiga do Paraná, possui aproximadamente 150 mil habitantes.

Cidade histórica e turística fundada na primeira metade do século XVI, tem em sua função principal a de porto escoador da produção do Paraná que o interliga a todas as demais regiões, bem como a outros estados e ainda ao exterior.


A partida será realizada no estádio Fernando Charbub Farah.  O apelido de Gigante do Itiberê deve-se ao fato do estádio ter sido construído ao lado do rio Itiberê, que margeia a cidade.

A estréia do ABC no interior paranaense ocorreu em 1977, no estádio Willie Davids em Maringá,
cohecida como cidade-canção. O adversário do Mais querido foi a forte equipe do Maringá, então
campeão do Paraná.

O ABC fez grande campanha naquele brasileirão, classificando-se para a 2a. fase. Naquela noite de quarta-feira, 14/12/77, o time dirigido pelo Waldemar Carabina, segurou o 0 x0 na primeira etapa. No segundo tempo, o excelente meia esquerda Nivaldo assinalou três gols para o time da
casa. Vale recordar a escalação do clube do povo :  Hélio Show, Fidélis, Pradera, Orlando; Baltazar Germano, Maranhão e Danilo Menezes; Gilvan, Santa Cruz (Anderson) e Noé Macunaíma



Nenhum comentário: