sábado, 14 de abril de 2012

SANTOS

O GP hoje homenageia o centenário do clube Paulista.

A primeira vez que o vi as camisas brancas foi em 1971, no antigo JL. Um amistoso no JL com a presença de Pelé, acabou em 1 x 1 diante do América-RN. Lembro que o baixinho Amorim, marcou para os locais.
Não esqueço de uma enorme placa atrás do gol de fundo (frasqueirinha) : "O estádio vem aí, um sonho transformado em realidade ". Referia-se ao Castelão, inaugurado ano seguinte.

O "Poema de concreto" foi palco de outras duas apresentações do Rei do Futebol : Em 1972, Santos 2 x 0 ABC, pelo Brasileirão. Histórico encontro Alberí x Pelé.



O Santos voltaria a Natal em 1973. O América-RN fazia grande campanha, ainda invicto. Em noite inspirada, o Santos aplicou 6 x 1.

1976  o Santos adquiriu ao ABC o atacante REINALDO, pela quantia de Um milhão e meio, transação recorde na época. O "raçudo" avante, machucou-se com frequencia na Vila. Esteve entre a vida e a morte
ao romper um fim em choque com o goleiro Aguilera, estrangeiro que atauva no Botafogo de Ribeirão Preto. O Norte-riograndese recuperou-se e ´jogou em Nova York na partida Santos x Cosmos, que marcou a despedida do Rei Pelé em 1977, transmitida para vários países.


Aloisio "Guerreiro" atacante revelado no Fluminense-RJ veio para o América-RN trazido pelo Dr. Jussier Santos e atuou com destaque no Santos no final dos anos oitenta.

Outro grande jogo do Santos em nossa cidade, sempre com casa cheia ocorreria em 1984. O adversário o
grande ABC de Silva, Marinho e Dedé de Dora. O Santos era o vice campeão brasileiro e contava com estrelas como o goleiro Rodolfo Rodriguez, os meia Paulo Isidoro e Pita, o atacante Serginho Chulapa,
viria a conquistar o Campeonato Paulista daquele ano.

Assistí o novo Santos de Neymar e Ganso no último mês de Novembro no Pacaembú, conforme relatado
em edição do GP há seis meses. 

Nenhum comentário: