sábado, 5 de novembro de 2011

PADRE JOÃO MARIA

Um MILAGRE, a vitória do ABC no jogo mais importante do ano.

Jogo foi retrato do alvi-negro em toda a competição :  Sempre que marcamos gol no início de jogo,
ocorreu um recuo excessivo, atraindo o adversário, que dominou as ações, empatou, (Em mais um gol de cabeça sofrido pela nossa deesa) não virando o placar graças a intervenções MILAGROSAS do goleiro Camilo. Quando era maior a ameaça da derrota, surgiu a INTERVENÇÃO do Padre João Maria, iluminando Lins e Ederson (como em todo o campeonato, atou muito bem, entrando no 2o. tempo - Nunca jogou bem quando escalado para começar jogando). Também merce destaque a atuação de Renatinho.

                                              foto de Sônia Furtado

Terminado o jogo, revivi uma noite de 4a. feira de 1970, ABC campeão antecipado após vencer o Ferroviário, toda a frasqueira em procissão rumo a Pça. Padre João Maria. Vínhamos pela Deodoro,
entrando na João Pessoa, (Trânsito em entido inverso aos dias de hoje). Eu com nove anos,
conduzido pelo meu saudoso Pai Lavanere na kombi do Tio Mardoqueu, olhando a multidão.

O PADRE JOÃO MARIA, Nasceu em Jardim de Piranhas , assumindo a paróquia de Nossa Senhora da Apresentação, antiga catedral da capital potiguar, em 1881.Foi bastante conhecido por seus trabalhos em prol dos mais necessitados. Participou do combate à seca e da epidemia de varíola. Criou em Natal o Escola São Vicente, para crianças pobres e fundou a imprensa católica, editando o jornal "Oito de Setembro". Batizou, entre milhares de outros natalenses, o historiador Luís da Câmara Cascudo, no dia 9 de maio de 1901.

No dia 16 de outubro de 1905, acabou falecendo, vítima da mesma doença que tanto combateu, a varíola. Sua morte abalou a cidade e, desde então, é considerado como o Santo de Natal. Um busto, em sua homenagem, foi colocado na praça, que hoje recebe seu nome, localizada por trás da antiga catedral. Ainda hoje, fieis costumam fazer promessas, se benzem com água benta e agradecem ao "santo" com pequeno objetos que fazem alusão às graças obtidas.

Em 7 de Agosto de 1979 os restos mortais do Pe. João Maria foram transladados do Cemitério do Alecrim para a Igreja de Nossa Senhora de Loudes, no Alto do Juruá, localizado no bairro de Petrópolis, Zona Leste da capital, .

Com sua grande popularidade, por onde passava, Padre João Maria era carinhosamente chamado por apelidos como: "Benzinho do Seridó", "O Santo", "Pe. João de Deus", "O Apóstolo da Caridade", "O Anjo da Cidade", "O Santo do Seridó", "O Santo de Natal", entre outros.

Fonte : wikipédia

Em 2002, o processo de beatificação do padre João Maria foi aberto, desde então todas as graças atribuídas a ele estão sendo registradas. Acrescente-se a vitória abecedista desta tarde.

Neste momento, não importa, o fraco futebol apresentado pelo ABC, aquém das nossas tradições.

O que interessa é que estamos praticamente assegurados na série B 2012. Natal vai amanhecer
sorrindo . Vai fazer um dia lindo, neste Domingo.





 

 



    

Nenhum comentário: