sábado, 29 de outubro de 2011

GASPAR E GELSON

                                  
Inicio da manhã ouço José Jorge (profundo conhecedor da história do nosso futebol) da satélite FM
informando vitória do ABC diante do ASA em 1965. A coluna Apito final, do pesquisador Everaldo
Lopes, hoje divulga detalhes da partida. Segundo ambos, o fato pitoresco do referido jogo, foi
a autoria dos três gols do Mais Querido terem sido marcados pelo lateral Gaspar.
Assisti o GASPAR jogando pelo ABC em 1969 :  Floro, Gaspar, Piaba, Ivan Matos e Bosco; Arandir e Beto; Izulamar, Alberí, João Galego e Esquerdinha.
A foto acima, do inicio dos anos sessenta, Gaspar é o terceiro em pé da esquerda para direita, goleiro Ribamar ao lado. agachado, ao centro o artilheiro Cocó, e o "professor" Jorginho, penúltimo, ao seu lado.
GASPAR foi treinador da seleção de juniores do RN no final dos anos setenta. Creio que foi treinador
do GELSON.

GELSON, também lateral direito, campeão pelo ABC em 1978, quando o técnico  Waldemar Carabina ganhou o título lançando vários juniores (Gelson, Joel Celestino, Tinho, Berg) , enfrenta problemas de saúde e merece o apoio da nação alvinegra.
Conheci o Gelson e seu irmão Gilson jogando peladas na quadra do Instituto Sagrada Família (Av. 9)

A Hepatite C é um adversário dos ex-atletas. A ANVISA acaba de aprovar medicamento para a cura do
mal. A folha de Pernambuco de hoje tra matéria sobre o assunto, que reproduzo abaixo :

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso do medicamento Telaprevir no tratamento da hepatite C tipo 1. Combinado com outros remédios, o antiviral aumenta em 79% as chances de cura. A Anvisa já havia aprovado no início do ano o antiviral Boceprevir, que também funciona como inibidor e eleva a chance de cura dos pacientes.


A transmissão da hepatite C ocorre pela transfusão de sangue, pelo compartilhamento de material perfurante e cortante (seringas, agulhas, lâmina de barbear ou alicate de unha) e de mãe para o filho durante a gravidez. A contaminação pode ocorrer também pela relação sexual sem preservativo.


Os sintomas são cansaço, tontura, enjoo, vômitos  febre, dor abdominal, olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Dados do Ministério da Saúde mostram que, de 1999 a 2010, foram identificados 307.446 casos de hepatites virais no Brasil. Do total, 56,5% foram hepatites dos tipos B e C.

Nenhum comentário: