quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

CONSELHEIRO ESTREIA NO SENADO


O momento do ABC é ímpar. Nesta 5a. feira 05/02, o conselheiro Paulo Davim assumiu cadeira no senado federal. Dr. Paulo diginifica o RN. O conheço há mais de trinta anos, então Paulinho, convivendo com meus primos que integravam sua turma de adolescente. Recordo sua alegira quando da aprovação no vestibular de Medicina.Sua trajetória na política é de conheicmento público.

Vale registrar alguns trechos do seu discurso de posse : 

"O mandato que exercerei será calcado nas bases do menino que saiu da pequena Afonso Bezerra, área mais seca do Sertão Potiguar, que estudou toda a vida em escolas públicas e passou por muitas dificuldades para atingir seus objetivos."

"Faço-me irmão de todos os homens simples que transpõem os caminhos teoricamente impossíveis, as portas ditas indevassáveis"

"A condição de médico me apresentou, sem retoques, à grave chaga social que é a saúde pública do País. Conheço de perto, de vivenciar no dia-a-dia, o drama revoltante de quem busca, sofre e chora pela vida. Já não suporto mais ouvir os gemidos dos corredores frios, cheios de dor e vazios de esperança."

"Acredito no SUS e defendo a sua efetiva implantação. Contudo, sinto ser necessário um debate mais amplo sobre temas vitais à viabilidade do sistema, como por exemplo, o seu financiamento, a regulamentação da emenda 29, o aprimoramento de programas, a carreira de Estado e a remuneração. Precisamos entender que o profissional da saúde lida com o valor absoluto de cada um, que é a vida, não podendo exercer o seu papel com as mãos trêmulas de ansiedade e incerteza. Não é justo para a sociedade."

"Penso como o médico e filósofo José Normanha: “quero fazer hoje algo de bom, não importa que amanhã seja apenas a síntese do que sou. Não importa que pés ignorados venham pisar esse cérebro que pensou, esse coração que amou. Já serei pó e o pó não pensa, não ama e muito menos se inquieta com a ingratidão"

Nenhum comentário: