quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Dicionário ex-atletas (letras H, I)

HAROLDO – Ponta-direita destacou-se no Baraúnas e Alecrim. Rápida passagem no ABC final anos 80.


HELINHO – Pasagem sem brilho no Mais Querido em um brasileiro série C.

HELIO SHOW - Um dos melhores goleiros do futebol nordestino. Brilhou intensamente no Ceará Sporting durante o brasileiro/72. “Fechou” o gol diante do Corinthians de Rivelino no Pacaembu. Chegou para o ABC em 75. Costumava “matar” bolas no peito. No primeiro clássico diante do América, pendurava-se no travessão fingindo olhar bolas cutadas para fora.

Souza Silva não perdeu tempo e logo o intitulou de Hélio “SHOW”. Caiu nas graças da frasqueira. Campeão em 76 e 78. Suas grandes atuações o levaram para a Portuguesa Desportos ao lado do zagueiro Pradera.

Brilhou também no futebol da Paraíba, marcando época no Treze e Botafogo. No tricolor da maravilha do contorno, integrou a equipe conhecida como matador de Tri-campeões que derrotou o Flamengo de Zico, então Tri-campeão carioca em pleno Maracanã pelo Brasileiro/80. Retornando a João Pessoa, outra vitória expressiva, desta fieta diante do Inter/RS, então tri brasileiro. Na foto, Nicássio, Gerailton e Soares, que atuariam pelo ABC.  Em pé: Nonato Ayres, Nicássio, Gerailton, Hélio Show, Marquinhos e Deca / Agachados: Getúlio, Zé Eduardo, Evilásio, Magno e Soares. (Esse time foi o que entrou em campo...No Maracanã o Botafogo (PB) 2x1 CR Flamengo(RJ) - Gols de Zé Eduardo e Soares... Na volta a João Pessoa enfrentaram o SC Internacional (RS) e venceram outra vez por 2x1. Gols também de Zé Eduardo e Soares.





HENRIQUE – Insinuante ponteiro direito mossoroense. Atuou com destaque no ABC, transferindo-se para o America-MG. Final anos 90.

HILDEMAR - Discreto Lateral esquerdo de boa estatura. Inicio anos 2000.

HIPÓLITO – Ótimo zagueiro do expressinho/73.

INDIO – Artilheiro., emérito cabeceador, início anos 90.

IVAN – “O terrível” ídolo da frasqueira, jogou no exterior. Dispensa comentários. Atual auxiliar técnico do Prof. Lenadro Campos.

IVAN II – Volante prata-da-casa, virou lateral direito, obtendo sucesso no futebol cearense.

IVAN MATOS – Um craque na quarta-zaga. Tive o prazer de ve-lo jogar em 69. Um estilista. Cairia como uma luva no ABC de hoje.

IVANILDO – volante do Alto do Rodrigues, exímio cobrador de pênaltis, campeão em 97. Faleceu precocemente.

IVO – Discreto ponteiro dos anos 60.

IZULAMAR – “Zulinha”, Raçudo atacante natural de Ceara-Mirim. Atuou no ABC no final dos anos 60. Faleceu ano passado.

Um comentário:

Francisco Júnior disse...

Irimar - irmão de Izulamar, jogava como volante e as vezes, como lateral direito. Atuou na segunda metade da década de 60.