domingo, 7 de novembro de 2010

MINAS

Ituiutaba do zagueiro Cléber Carioca (foto), ex-ABC. A volta do Mais Querido a Uberlândia, e um trecho da coluna de Tostão, o mineirinho de Ouro, os temas deste GOL DE PLACA com gosto de Pão de Queijo.

Nosso adversário na chega na decisão com uma innvencibildade de onze partidas. Mostrou um goleiro seguro, o bom lateral Stanley, parece-me que o mesmo revelado pelo Porto/PE que enfrentou o ABC anos
atrás. O atacante Fabiano, tem porte físico avantajado. O baixinho Perí (começou na reserva muito rápido).

Nada que assuste. Para elevar nossa confiança, recordemos uma vitória do Mais Querido em 1978,  na cidade que sediará o jogo do próximo sábado. O jogo foi realizado no estádio Juca Ribeiro, no centro de Uberlândia. (O Parque dos sabiás, sede do Ituiutaba na semi-final e final foi inaugurado em 1982)

Retrocedamos ao dia 10.05.78 (Ano de Copa do Mundo, o Brasileirão ocorria no 1o. semestre).

Um gol do ponta ,  NOÉ SILVA, o flecha-ligeira deu a vitória ao ABC  diante do Uberlândia. O saudoso
técnico Waldemar Carabina escalou o time do Povo com Hélio Show, Orlando, Pradera, Cláudio Oliveira e Noronha; Baltazar, Macunaíma e Danilo Menezes; Noé Silva (Santa Cruz), Jorge Costa e Gilvan(Zezinho Demolidor).
O Uberlandia, disputava seu primeiro Brasileiro e era treinado pelo então jovem Aderbal Lana.

MINEIRINHO DE OURO

Vale a pena reproduzir a reente coluna do genial TOSTÃO :

 Dias atrás, um pai e uma mãe me disseram que o filho, adolescente, apaixonado por futebol, deixou de praticá-lo na escola, porque estava muito violento e sem graça. O atual futebol físico, pegado e intenso já chegou às escolas. No futuro, teremos um novo esporte, uma mistura de futebol e rúgbi.


A infância e a adolescência são o tempo certo para aprender e desenvolver a habilidade, a fantasia e a criatividade. Mas hoje, os meninos, em vez de brincar com a bola, explorá-la com toques, passes e dribles de todos os jeitos, passam a maior parte do tempo aprendendo regras, disciplina e fundamentos técnicos e táticos. Não aprendem a sonhar.

Estão desaparecendo os craques. Não foi surpresa o Brasil ter apenas Júlio César, Maicon e Daniel Alves (Lúcio também merecia) na lista dos 23 concorrentes ao título de melhor do mundo deste ano. Não há um único armador ou atacante brasileiro. Isso é grave.

Critiquei durante quatro anos a filosofia de Dunga, mas não foi por isso que a Seleção perdeu. Foi porque não tinha um único grande craque do meio para frente. Em 2002, o Brasil não ganhou por causa da família Scolari, mas principalmente porque tinha no ataque Ronaldo, Rivaldo e Ronaldinho.

Ronaldinho não joga hoje 25% do que já jogou. Mesmo assim, ainda é melhor que os outros. Por isso deve ter sido lembrado. Mas sua convocação contraria a renovação. Ou foi também por pressão da CBF, refém dos patrocinadores e promotores do jogo contra a Argentina, no Catar? Ronaldinho ainda é o maior garoto-propaganda.

A maioria acha que Mano Menezes não aceitaria essa imposição. Também acho que não, mas é preciso questionar. Não vivemos no mundo ideal. No mundo real, o show e os negócios estão acima dos ideais esportivos. Há exceções

2 comentários:

Anônimo disse...

Qual o ano em que Kleber Carioca jogou no ABC ?

COLUNA DE CARLOS MAGNO disse...

Creio q em 2004. N chegou a ser tirular absoluto.