sábado, 9 de outubro de 2010

ARTIMANHAS DO PARÁ


Muita atenção no extra-campo. Recordem o comprovado suborno ao árbitro na Curuzú em 91 (vejam link reportagens).


Os paraenses, com os potiguares, estrearam no campeonato nacional em 1972, e o Remo decidiu promover melhorias no estádio Evandro Almeida.

Para treinar a equipe, o azulino trouxe o catimbeiro João Avelino, que em 1976, marcaria época no ABC, conquistando o estadual com o time da cocada.

Quando chegou a Belém, Avelino notou que o Baenão estava sendo reformulado. "O que é que vocês tão fazendo?" - quis saber. "Estamos arrumando e melhorando tudo. Afinal, agora disputamos o Campeonato Brasileiro." "Nada disso. Vamos diminuir mais o campo e fazer bastante buraco, disfarçando com areia. Lá no Sul estão acostumados a jogar em campinhos bonitinhos e não podemos dar essa colher-de-chá a eles."


Notando que seu goleiro Dico era baixinho, Avelino mandou diminuir a altura das traves. Foi assim que o Remo conseguiu alguns bons resultados, jogando em seu campo, como uma vitória por 2 x 0 sobre o então poderosíssimo Flamengo, dirigido por Zagalo. O treinador do Leão Azul ria com as críticas do também técnico da Seleção Brasileira: "Não estou preocupado se o goleiro adversário vai bater com a cabeça no travessão. Minha preocupação é que meu goleiro o alcance."

Em seu campo, o Remo segurou o zero a zero com  Vasco, Fluminense, Internacional, Coritiba, América-MG. Desta forma,  Remo acabou com a quarta melhor defesa entre os vinte e seis participantes.




Na foto acima, que iustra este GOL DE PLACA,  João Avelino , 1o. a esq. ao lado de Oswaldo Brandão, comissão técnica campeã Paulista pelo Coritnhians em 1977, encerrando tabú de 23 anos.

2 comentários:

MÚSICA F. C. ! A VOZ DAS ARQUIBANCADAS. disse...

QUASE INACREDITÁVEL O SEU RELATO, notadamente quando afirma:

" Notando que seu goleiro Dico era baixinho, Avelino mandou diminuir a altura das traves. Foi assim que o Remo conseguiu alguns bons resultados, jogando em seu campo, como uma vitória por 2 x 0 sobre o então poderosíssimo Flamengo, dirigido por Zagalo".

COLUNA DE CARLOS MAGNO disse...

Grato p comentario.Acrescente que o Remo tbem venceu por 2 x 0 a Portuguesa de Desportos.Em relação ao jogo do Flamengo, encontrei um registro assinalando a vitória paraense por 1 x 0.
Em todos os casos, a meta do Remo n foi vazada, tema central do GP