quinta-feira, 14 de outubro de 2010

15/10/72

1o. jogo oficial ABC x Paraenses, completa 38 anos nesta sexta :




Início da tarde estava no saudoso cinema Nordeste para assistir Independência ou Morte, sucesso da época, protagonizado por Tarcísio Meira e Glória Menezes.


Finda a sessão, saímos apressados para o jogo no Castelão. Uma paradinha rápida para deixar minha querida mãe e o mano Cláudio em casa. Chegamos ao estádio com o jogo já em andamento.

O ABC entrara em campo com Tião, Sabará, Edson, Nilson Andrade e Rildo; Maranhão e Danilo Menezes; Libânio , Alberí, Petinha e Soares. Técnico Célio de Souza.

O Clube do Remo, fazia grande campanha para quem estreava no Brasileirão. Lembro-me do Tio Mardoqeu (pai do Prof. Flávio Paiva, fisiologista do Mais Querido), contando-me da abertura daquele campeonato, com o Remo segurando um 0 x 0 com o Vitória em Salvador,Jogo que ele escutara pela Rádio Sociedade num sábado à noite.

O folclórico técnico João Avelino (dirigiria o ABC na épica conquista do estadual de 1976, com o time da Cocada, o ataque dos dois Noés e dois Zé Carlos) fora contratado para dirigir o Leão de Belém.

Voltando ao jogo do Castelão, o ABC martelou mas não conseguiu marcar, vindo a sofrer

A derrota em um gol de contra-ataque. O Remo atuou

Dico, Aranha (ganharia a bola de Prata), Dutra (grande zagueiro fazia dupla com Nilson Andrade no Bonsucesso/RJ e Célio de Souza tudo fez para trazê-lo para o ABC, porém

O Remo, chegou antes). Mendes e Cuca; Dionisio e Silva; Caíto, Hertz, Roberto, Peri (Veterano, Jogaria no ABC ).

FOLCLORE
 
João Avelino dirgia as categorias de base do Corinthians e foi indagado por um repórter, porque
o São Paulo não revelava jogadores, o que "seo" João fazia em grande quantidade no Parque São Jorge.
 
"A escolinha do São Paulo é muito bonitinha e enfeitada. Lá o garoto aprende a comer de garfo e faca e a usar o guardanapo, anda sobre tapetes, é obrigado a estudar. Mas, na hora da bola, uma grande parte é de dar dó."

TEMPO DE JERNS


Começa a maior festa do desporto potiguar. "O esporte é o maior antídoto contra as drogas".   

Nenhum comentário: