quinta-feira, 30 de abril de 2009

GRANDE CONTRATAÇÃO

Anunciando falta de recursos para grandes investimentos, o Mais Querido deveria contratar um "jogador" de baixo custo, que já provou sua importancia ao longo da história : A QUERIDA frasqueira.

Promoções, facilidades no deslocamento ao Frasqueirão, acesso às informações do clube, resultariam numa grande mobilização de nosso principal jogador.

Já na estréia, precisaremos deste "craque" nas lacunas de Sandro/Simão.

FENÔMENO WALLYSSON

Todas as atenções estavam voltadas para Ronaldo, mas o "Diamante Negro" roubou a cena com uma grande atuação, na vez primeira que o Geninho o escalou de saída.

Nenhuma novidade para este colunista, responsável pela sua vinda psts o ABC.

Torçamos para que o alvi-negro aufira algum lucro com o sucesso do menino. Por enquanto ficamos com o "módulo", que estará vazio Domingo à tarde.

1975

Naquela temporada o ABC também buscou reforçar-se no futebol cearense. Chegaram o goleiro Hélio Show, o zagueiro Joel Ribeiro, o volante Luciano Oliveira,o meia Samuel e o extrema Noé Silva. Samuel marcou um gol de placa em jogo noturno, encobrindo o baixinho Erivan, então no Alecrim. Perdemos o campeonato. Helio e Noé integraram a equipe campeã em 1976. Esperemos que o final da história se repita.

TECNICOS DA SERIE B

Ceara - Zé Teodoro; Fortaleza - Mirandinha; Campinense - Ferdinando; Bahia-Gallo;Brasiliense-Davino;Vila Nova-Gilson Kleina;Atletico-GO- PC Gusmão; Ipatings-Marcelo Oliveira;Duque de Caxias-Rodney Gonçalves; Vasco-Dorival Jr; Bragantino-Marcelo Veiga; Guarani - Vadão; Ponte Preta-Marco Aurélio; Portuguesa-Bonamigo;
São Caetano-Sérgio Soares; Paraná-Velloso; Figueirense-Roberto Fernandes; Juventude-Gilmar Iser

SERGIO POTY

Jogo beneficente para o Craque neste domingo no João Camara. Tive a honrar de jogar ao seu lado na imbatível equipe de futsal do Verona, que contava com também com Luiz Oliveira, Tiê e Flávio Paiva. Um timaço.

SUB 15

JOGOS DA 3ª RODADA – 01,02 e 03/05



01 /05 08:00 J. Lamartine PORTUGUESA E.C. x APCEF
01/05 09:30 J. Lamartine A.E.PLANALTO x C.E.FORÇA E LUZ
02/05 08:00 J. Lamartine AABB x CEPE NATAL E.C.
02/05 09:30 J. Lamartine AMÉRICA F.C. x PALMEIRAS F.C.
02/05 14:00 J. Lamartine C.A POTIGUAR x E.C. GUARANI
02/05 15:30 J. Lamartine S.C. ARSENAL x ABC F.C.
03/05 08:00 J. Lamartine ALECRIM F.C. x BONSUCESSO E.C.
03/05 09:30 J. Lamartine M. LIBANO/ ABC DE SERRINHA x NATAL F.C.



NA BOA TERRA

O Estádio Metropolitano Roberto Santos, mas conhecido como Pituaçu, em Salvador, será o palco da partida entre Brasil e Chile, válida pela antepenúltima rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010, em 9 de setembro. A informação foi dada pelo presidente da CBF, Ricardo Teixeira, ao presidente da Federação Baiana de Futebol, Ednaldo Rodrigues, que o visitou na tarde desta terça-feira, no Rio.

O estádio, com capacidade para 32.157 pessoas, foi reformado por R$ 55 milhões pelo governo do Estado, entre o ano passado e o início deste, e reinaugurado em 25 de janeiro. As obras foram feitas como forma de compensar a população baiana pelo fechamento da Fonte Nova, há um ano e cinco meses - depois que um trecho da arquibancada ruiu, matando sete torcedores.

O jogo entre Brasil e Chile será o primeiro da seleção em Salvador nos últimos dez anos. A última partida foi em 5 de junho de 1999, em amistoso contra a Holanda, na Fonte Nova, que terminou empatado por 2 a 2.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

SÉRIE C, NUNCA MAIS !!!

Nação abecedista, consumados os insucessos nas primeiras competições do ano, é momento de virar a página, direcionando o foco para a mais importante disputa do ABC na temporada.

Começaremos esta série B, em condições mais adversas que em 2008. Ano passado chegávamos embalados pelo BI, dirigidos por um técnico vitorioso, e a empolgação do retorno à elite do futebol nacional.

É verdade que conseguimos montar uma equipe base nestes quatro meses de 2009, todavia, na hora da verdade, sofremos com a dependencia dos craques Sandro e Simão, que nem sempre estiveram presentes, seja pelas seguidas contusões do galego e suspensões do polivalente meio-campistas. A falta de um homem-gol, e as improvisações na lateral direita, muito contribuíram para nossas eliminações.

Portanto, vejo como prioritários na formação do elenco para o brasileiro, um artilheiro, um meia de nível e um lateral direito. Outro zagueiro e um atacante que atue pelas extremas, também recomendáveis.

A série B avizinha-se ainda mais equilibrada em 2009. Vejo cinco clubes em condições inferiores à nossa (América-RN,Campinense,Duque de Caxias,Guarani e Ceará Sporting.
Num patamar superior considero o Vasco da Gama, Portuguesa, Ponte Preta, São Caetano
e Bahia. Os demais, todos no bloco intermediário.

Também é de bom alvitre, deixar o processo sucessório no clube para após a competição. Bastou uma boa sequencia de resultados no estadual, para alguns pretensos candidatos colocarem as unhas de fora, embora sutilmente, negando interesse. É legítimo o direito de concorrer, mas divisoes podem enfraquecer-nos da difícil jornada que nos aguarda. O Momento é de aglutinar forças.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

PROGRAMA DE INDIO

Após semana extenuante na SMS e UFRN, Amanheço o Domingo, ligado na final.

Trânsito intenso(É preciso uma solução p os dias e jogos), agravado pela chuva,
não me permitem chegar a tempo de ver a estreia vitoriosa do Sub 15 (4x2 no CEPE)

Iniciada a decisão, os visitantes mostram mais apetite pela vitória e carimbam a trave
alvinegra logo de saída.

Erandir, Rogério e Sandro, visivelmente sem as melhores condições, Emerson e Tiago
dominam a meia cancha e levam o Potyguar ao ataque.

Panorama permanece no segundo tempo. Expulsão de Fabiano, deixa a frasqueira aflita,
que tenta empurrar equipe entando gritos de incentivo.

Um pênalti cai do céu. Ao ver Gabriel se encaminhando para a cobrança, comento com o amigo Joacy que prefria Sandro, Erandir ou Gaúcho para bater a penalidade.

NIlson, melhor goleiro do estadual faz a defesa e impulsiona o tricolor.

Rogério, cara de ìndio, tenta aliviar o sufoco com um bombão e coloca a pelota
nos pés do lateral Leandro, que alça um chuveirinho e Marquinhos infantilmente
rebate para o meio da área, caindo no peito de Tiago. O camisa dez fuzilou Raniere que nada pôde fazer.

O alvinegro ainda tentou o empate. Desordenadamente, perdeu varias chances.

Ao apito final, due Poty no dia do Índio. O CACIQUE Netinho, carregado pelos
Potyguares em plena taba abecedista.

A tribo alvinegra volta cabisbaixa para suas Ocas.

A imprensa divulga que o autor do gol visitante é oriundo do bairro FELIPE
CAMARÂO, nome do Índio Poti.

Lembrei que Emerson jogava este grande futebol desde os tempos de base no ABC.
Nunca teve oportunidades. Afirmam que não se cuida.É o draque do 2o. turno.

NIninho, surgido na CEUFRN também não foi aproveitado em rapida passagem no ABC.

O Domingo terminou com gosto de Pajelança. Uma pena.

GOL DE WALLYSSON

O artilheiro que marcou cinco gols na final de 2007, voltou a marcar pelo Atletico/PR

Quanto custou a eliminação do ABC da Copa do Brasil 2010 ?

SUB 15

Agradaveis surpresas na abertura do campeonato. Gramado do JL novinho e m folha,
Professor Jorge Moura plenamente recuperado, agora dirigindo o depto. amador,
com a colabaoração do Prof. Andrey Valério.
Tarde não foi boa para os alviverdes. Palmeiras derrotado pelo APCEF (1x0) e o Alecrim levou três a zero do Natal apenas no primeiro tempo.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

FINAIS NO FRASQUEIRÃO

FINAIS NO FRASQUEIRÃO

Garantidos os mandos de campo para a decisão do returno e finalíssima do campeonato.
Agora é ficar atento para o difícil compromisso do próximo Domingo.
Temos a vantagem do empate, uma derrota nos alija do TRI.
Unidos, Venceremos.

APERITIVO

Chegue mais cedo para prestigiar a estréia do sub 15 (15:30) diante do CEPE

HUGO SALES

Técnico que venceu o turno, reembalou o Camaleão após seu retorno. Três vitórias seguidas. De camarote, aguarda adversário para decidir o título. Vaga na Copa do
Brasil 2010 já assegurada.

FÁBIO SILVA

Em ótima fase, goleador que o ABC não tem. Vamos aproveita-lo. Destacou-se em todas as categorias no alvinegro. É só mostrar-lhe que campo, bola, trave, tem as mesmas dimensões do campeonato Pernambucano. Perca o “medo” da frasqueira.

NO ARRUDA

Após quase 14 anos, a Seleção Brasileira de futebol vai jogar novamente no Recife. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), confirmou, na tarde de ontem, o Arruda como palco da partida entre Brasil e Paraguai, válida pelas Eliminatórias da Copa do Mundo 2010. O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, recebeu o relatório do diretor de competições da entidade, Virgílio Elísio - que inspecionou o estádio do Santa Cruz na semana passada -, e acenou positivamente para a realização do jogo, marcado para o dia 10 de junho.

SÉRIE B

O Ipatinga é o mais novo time interessado no futebol de Marcelo Ramos, artilheiro do Campeonato Pernambucano, com 16 gols. O clube mineiro fez uma proposta de R$ 60 mil ao jogador, que só vai responder se aceita ou não a transferência após o Estadual. Além de Marcelo, o Ipatinga, que vai disputar a Série B do Campeonato Brasileiro, está interessado também no retorno do técnico Márcio Bittencourt, que treinou a equipe no ano passado.

CARPEGIANI

Acaba de assumir o Vitória/BA

segunda-feira, 13 de abril de 2009

APOSTE NO TRI

Classificados para decisão do returno, amplas chances decidí-lo em casa, trazendo a finalíssima do estadual também para o Frasqueirão, cada vez mais o título 51 transforma-se numa boa idéia.Nunca perdemos decisão de campeonato para clubes do interior. Mobilizar a Frasqueira e nação alvinegra nos próximos quinze dias.
Já ganhu, em pensar. Avante ABC

DESERTO

Quantos comparecerão ao MUNICIPAL na 5a. feira para América x Baraúnas decidirem o último lugar do segundo turno ?

a)12 apóstolos
b)50 Testemunhas
c)100 almas
d)200 penitentes

PAPA

Bento XVI nem sonhava em assumir a igreja católica, na última vez que o America gritou "É Campeão"

SERIE D

Assu x Potyguar-CN, brigam pela única vaga do RN

MARCELO RAMOS

Artilheiro do Pernambucano anuncia que recebeu proposta irrecusável para jogar a série B

COPA DO BRASIL

15/04/2009
Central/PE x Vasco/RJ 21:50
Icasa/CE x Confiança/SE 20:30
| Fortaleza/CE x Paraná/PR 20:30
| Guaratingueta/SP x Atlético/MG 21:50
| Misto/MS x Corinthians/SP 21:50
| Coritiba/PR x Bahia/BA 21:50
| Vitória/BA x Juventude/RS 20:30
| Criciúma/SC x Náutico/PE 21:50
| 16/04/2009
Goiás/GO x Brasiliense/DF 19:30
| Águia Marabá/PA x Fluminense/RJ 21:30
| Botafogo/RJ x Americano/RJ 19:30

SUB 15

Palmeiras x APCEF abrem o estadual da categoria, nesta sexta, 14:00 no JL.
ABC estreia no FRasqueirão domingo, 15:30

O certame de 2009 terá seu inicio em 17.04.2009 e término previsto para terminar em 30.08.2009, será disputado pelas 16 (DESSESEIS) associações constantes no artigo 1º deste Regulamento, e constará de 2 (dois) turnos.

§ 1º - Em ambos os turnos as equipes serão divididas em 02 grupos com 08(oito)equipes cada.

quinta-feira, 9 de abril de 2009

DOIS DE COPAS

DOIS gols, um jogador a menos, Paranaenses comemoram empate em Natal.
DOIS canhões de gaúcho detonaram o furacão no primeiro tempo.
DOIS pesos, DUAS medidas.Simão,impedido de atuar.Walysson,impediu nossa vitória.
DOIS pontos fracos do ABC : Lateral direito de ofício e homem-gol
DOIS Ws. Waldir Papel pouco produziu. Walysson pouco tempo em campo, resolveu.
DOIS x DOIS = Quatro gols de cabeça sofridos pelo ABC nos últimos três jogos.
DOIS a DOIS também o resultado do Coritiba diane do Bahia.
DOIS principais clubes do PR, ambos na série A.
DOIS nordestinos (ABC e Bahia) na série B
DOIS a zero no Remo, e o flamengo avança à terceira fase.
DOIS a Um, triunfos do Vitória e Inter, fora de casa.

DOIS a zero na Ilha.Palmeiras derruba o invicto Sport.
DOIS gols de Verón no 4 x 0 do Estudiantes sobre o Cruzeiro.
DOIS empates na abertura das 4as. de finais da Copa dos Campeões da Europa.

DOIS gols de Marcelo Nicácio/Fortaleza, artilheiro do cearense.
DOIS jogos no Frasqueirão para ABC assegurar vaga na final do returno.
DOIS jogos p o Sport chegar ao Tetra Pernambucano.

Dia Vinte e DOIS, 19:30 Atlético-PR x ABC, jogo da volta.

NÁUTICO 108 ANOS

Nascido nas águas do Rio Capibaribe




Fundado no dia 7 de abril de 1901, o Clube Náutico Capibaribe tem toda uma explicação lógica pelo nome adotado desde o seu surgimento. “Nascido” nas águas do Rio Capibaribe, o clube surgiu de um grupo de remadores que queriam fundar um clube náutico. Após algumas tentativas, João Alfarra conseguiu realizar uma assembleia para fundar o clube. O encontro contou com a presença de Antônio Dias Ferreira, presidente da reunião, Piragibe Haghissé, secretário, e do próprio João, líder do grupo, com os nomes desses três assinados no documento histórico.
Por conta da insistência dos primeiros sócios, o futebol só chegou ao Timbu em 1905. O primeiro time foi montado por ingleses, em 1906. Porém, a primeira partida oficial aconteceu apenas em 1909, diante do Sport, com vitória alvirrubra no fim do confronto. Já o primeiro título estadual demorou um pouco a sair, com o Timbu só levantando a primeira taça do Pernambucano em 1939.
O mascote e apelido de timbu veio em 1934, durante um jogo contra o América, no antigo campo da Jaqueira. Durante o intervalo do confronto, um dirigente alvirrubro levou uma garrafa de conhaque para que seus atletas conseguissem suportar o frio que fazia naquele dia. Com a atitude, os torcedores adversários começaram a gritar “timbu! timbu!”, em tom de provocação pela cena.
Já a primeira sede do Timbu era na Boa Vista, com a construção da atual sede, na Rosa e Silva, começando a ser feita apenas na década de 1920. O reconhecimento nacional do Alvirrubro só veio mesmo na década de 1960, quando houve a conquista do inesquecível hexacampeonato estadual (1963 a 1968). Durante este período, o Náutico ainda conquistou o vice-campeonato da Taça Brasil de 1967, conseguindo uma participação na Libertadores no ano seguinte.
Outra grande conquista dos alvirrubros aconteceu no centenário do clube, em 2001, quando o clube conquistou o Estadual daquele ano, quebrando um jejum de 11 anos sem conquistas e, de quebra, impedindo o rival Sport de ser hexacampeão pernambucano.
(fonte: folha de Pernambuco)

ERANDIR MOMTENEGRO

Segue na ativa e acaba de assumir o Ipanema/AL

segunda-feira, 6 de abril de 2009

PASCOA E COPA DO BRASIL

Quarta nobre no futebol. Eis os horários dos jogos da Copa do Brasil :
19:30 - Americano/RJ x Botafogo/RJ
20:30 - ABC x Atletico-PR, Brasiliense x Goiás
21:50 - Remo x Flamengo/RJ, CSA x Santos, Guarani x Internacional
Jogão pela Libertadores : 21:50 Sport x Palmeiras, no Recife.

Atentemos para o jogo do ABC.

O árbitro da partida será Jailson Macedo Freitas, auxiliado por Luiz Carlos Silva Teixeira e Adailton José de Jesus Silva, todos da Bahia.

Quem é o adversário ?

O Clube Atlético Paranaense originou-se da fusão de dois tradicionais clubes de Curitiba - o América Foot-ball Club, até então com um titulo paranaense da fusão, que acabou, com o Paraná (America - Paraná) e do Internacional Foot-ball Club, o primeiro campeão estadual, em 1916.Tudo aconteceu no dia 26 de março de 1924

Em 1949, O Atlético montou um dos times mais espetaculares de sua história. Formado pelos velhos craques, como Caju Jackson e Cireno, reforçado por jogadores importados de outros estados e do ex-alviverde Neno, o Rubro-Negro passa como um "furacão" sobre todos os adversários, aplicando goleadas em quase todos os jogos e conquistando o campeonato três rodadas antes do fim.

Furacão ‘apresentado' ao Brasil

O ano de 1968 foi muito importante para o Atlético Paranaense, pois de muitos problemas nos anos anteriores, o Clube voltou a ter uma equipe forte, que teve uma excepcional participação do Torneio Roberto Gomes Pedrosa, que era o Campeonato Brasileiro da época.Pontificavam Djalma Santos e Belini, campeões do mundo/1958.

Em 1982 e 83, chegou as semi-finais do brasileiro com Assis e Washington

O Atlético se tornou um dos clubes mais populares do Brasil com a conquista do Brasileirão de 2001. Firmando-se como uma das grandes forças do futebol do Brasil, repetindo ano a ano grandes campanhas. Foi vice em 2004, perdendo o titulo, nas últimas rodadas e ainda o vice campeonato da Libertadores de 2005, que coroou assim, o Atletico dos Paranaenses.

domingo, 5 de abril de 2009

CHOCOLATE MATUTO

Classíco três a um do competente Potyguar tira-nos a liderança e quebra ivencibilidade no returno.

Sonoro três a zero do Santa, alija o América, sem títulos desde 2003.

Um a zero do Assu, elimina o Baraúnas do Campeonato.

Curraisnvenses deram um baile no ABC, comandados pelo mei Tiago. Alvinegros novamente sofrem gol em bolas alçadas na área.

Tricolor do Agreste tenta derrubar favoritismo de ABC e Potyguar para decidir o returno. Assu ainda sonha.

DEFINIÇÕES

Palmeiras x Santos, Coríntians x São Paulo, semifinais do Paulistão.
Rebaixados : Guaratinguetá, Noroeste, Marília e Guarani
Classficado a série D : Paulista de Jundiái.

Vasco x Botafogo, Flamengo x Fluminense, semifinais da Copa Rio

Fortaleza x Boa Viagem, Guarany x Ferroviário, semifinais do returno Cearense

Flamengo x Picos, Barras x 04 de Julho, semifinais do 1o. turno no Piauí

sexta-feira, 3 de abril de 2009

EMPATE INJUSTO

EMPATE INJUSTO

Superior, ABC merecia a Vitória, no melhor clássico do campeonato.

O domínio alvinegro foi absoluto na primeira etapa. “Um massacre !!”, definiu o atuante conselheiro Jonas Eufrázio.

A força do clássico-rei foi ratificada novamente noite passada.

Acreditando que começaria às 20:00 hs, logo chedo chego ao MUNICIPAL e impressiono-me com a afluência de público. A frasqueira, como sempre, em ampla maioria.

A partir das 20:30, ao começar o jogo, brilha a estrela de Simão, melhor jogador do retuno do estadual. Inúmeras vezes colocou os atacantes Papel-Gabriel na “cara do

Gol” . Apáticos, infelizmente não balançaram as redes.

QUEM NÃO FAZ LEVA

A infalível máxima do futebol se fez presente no segundo tempo, quando o ARTILHEIRO Lúcio, notou que a zaga alvinegra ficara em casa vendo o Jogo pela TV União, subiu, escolheu o canto, cabeceou para abrir o placar.

O empate veio quando Rogerinho mostrou visão de jogo e descobriu Erandir na entada da área. O cearense pegou de bate-pronto e venceu o inspirado baixinho Rodolfo.

Quando tudo parecia caminhar para a “virada” abecedista, obstaculada por alguns impedimentos assinalados pela arbitragem, eis que Souza troca passes Com Gasparino e este lança BOLA ALTA NA ÁREA. Com a zaga ausente, Raniere, outra vez ficou estático em cima da linha fatal. O pequenino Helinho, pasmem, cabeceou para nova vantagem alvi-rubra.

Lembrei-me do manual de Treinamento do Goleiro, do Prof. Raul Carlesso

“Na área pequena, a bola é do goleiro.”

Ainda bem que Papel evitou a derrota, com uma bela cabeçada. ABC 5 x 2 Seria o placar adequado para a bonita festa.

O FUTEBOL, realmente, o Maior espetáculo da Terra.

SANTA RESSUREIÇÂO

Destaque da rodada a expressiva vitória do tricolor do Agreste em Assú. Treinada por Francisco Dia, impôs 4 x 2 no camaleão.

GOLEADOR

Fábio Silva, assumiu a artilharia isolada do Pernambucano, com 14 gols


COPA DO BRASIL


Nosso futuro adversário reabilitou-se no Paranaense com um 2x 0 no Paranavaí.

O Atlético Paranaense jogou com: Galatto; Antonio Carlos, Rhodolfo e Chico; Alberto (Zé Antonio), Jairo, Julio dos Santos, Marcinho (Lima) e Netinho; Wesley (Fransergio) e Rafael Moura. Técnico Geninho.