sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

O MUNDO É UMA BOLA !!

É milenar a invenção do futebol....

Os refrões acima lembram histórico samba-enredo da Beija Flor e anunciam que começou
a primeira copa no continente Africano, com o sorteio ocorrido esta tarde.

O Grupo A, único com dois campeões do mundo (França e Uruguai), além dos anfitriôes e do tradicionalíssimo México, é o grupo mais difícil do Mundial.

No Grupo C, Inglaterra e EUA repetirão o histórico jogo da Copa de 1950, disputado no estádio Independência em Belo Horizonte. Naquela oportunidade os americanos venceram os inventores do futebol association, na primeira participação do English Team em um Mundial.
Nas três primeiras copas (1930, 34,38), os ingleses não admitiam disputar a competição.
Achavam que nenhum país do mundo tinha condições de vencê-los.

Brasil e Portugal no grupo G, reviverão o histórico jogo do mundial de 1966. Caçado em campo,
Pelé saiu contundido (não havia substituições) e os patrícios venceram por 3 x 1 com show
de Eusébio e frangos do goleiro Manga.

O futebol na África tomou grande impulso nos anos setenta. O brasileiro João Havelange, buscou votos daquele continente para eleger-se presidente da FIFA em 1974, tornando-se o primeiro
não europeu a dirigir aquela entidade.

Havelange providenciou excursões de clubes brasileiros para o continente Negro.

Nosso ABC embarcou numa dessas, após sofrer punição da CBD em 1973. Fora do campeonato Nacional, o Mais Querido passou 112 dias na Europa, África e Ásia, batendo o recorde de permanência no exterior, feito registrado no guiness Book.

Nosso clube deixou Natal em 17 de Agosto e retornou em 06 de Dezembro, em uma das maiores festas que presenciei em nossa Capital. Contava doze anos e lembro as bandeiras alvinegras com o escudo do ABC e abaixo a expressão (Internacional).

O primo Otamí Porpino, lembra o aniversário da chegada e oferece canção alusiva ao fato
(visitem o blog do Otami).

Os resultados obtidos se tornaram um orgulho para torcedores, dirigentes e jogadores abecedistas. Em vinte e quatro jogos, o ABC venceu sete, empatou doze e perdeu apenas cinco. Foram trinta gols a favor e vinte e um contra.

Após um início irregular, o time engrenou e ficou invicto nos últimos quatorze jogos. Seleções como a Romênia, Somália, Etiópia, Líbia, sofreram nos pés de craques como Sabará, Alberí, Marnhão, Danilo Menezes e Jorge Demolidor, artilheiro da excursão com dez gols.

Da viagem participaram ainda os goleiros Veludo, Erivan e Floriano. Os zagueiros Edson (capitão), Telino, Walter Cardoso, lateral esquerdo Anchieta(regularíssimo), Meio-campista Waldecy Santana, Baltazar Germano, ponteiros Libânio e Morais.

A jornada marcou o grande momento da internacionalização do ABC F.C. e o reconhecimento
da qualidade da fabulosa equipe, então Tetra-Campeão estadual (1970, 1971,1972,1973).

SUB 18

Agora sob o comando do Gilmar Oliveira (exemplar ex-atleta de ABC e Alecrim), garotada faz o primeiro amistoso neste sábado 15 hs no CT Alberí Ferreira Matos, enfrentando uma seleção de Elói de Souza. Vamos prestigiar a garotada que defenderá o ABC na Copa SP

DIÁ

Treinador da terra, o personagem do ano no futebol do RN. Parabéns !!

FÁBRICA DE CRAQUES

Gol de Placa marca nosso maior rival com aprovação do projeto no Ministério dos Esportes.

Nenhum comentário: