quarta-feira, 21 de outubro de 2009

ESTREIA NO BRINCO DE OURO

Neste sábado, quinze horas, ABC pisa pela primeira vez no estádio do Guarani.

Lá estive em 1999. Estávamos com a equipe de Juniores do ABC em Limeira e fomos convidados
pelo presidente Beto Zini. Fomos recepcionados pelo Estevao Soares, que dirigia o bugre.

Por que "Brinco de Ouro da Princesa?

O jornalista João Caetano Monteiro Filho aguardava na redação do jornal Correio Popular, uma foto da maquete do novo estádio do Guarani, em 12 de julho de 1948, apresentada por Ícaro de Castro Melo e Oswaldo Correa Gonçalves. O espaço reservado não era grande e a manchete teria de ser objetiva. Ao receber a foto, com a forma bem circular do belo estádio, ele pensou em um brinco. Como a cidade de Campinas era conhecida como "A Princesa D'Oeste", a chamada do dia seguinte era : BRINCO DE OURO PARA A "PRINCESA". Dessa forma, a própria população passou a chamar o estádio de "Brinco de Ouro" e "Brinco da Princesa". Mas Brinco de Ouro da Princesa se tornou o nome oficial.

No início de 1950 o Guarani chegava à 1ª Divisão do futebol paulista. Em 1953 decidiram inaugurá-lo mesmo sem as cabeceiras, improvisando-se ali arquibancadas feitas de madeira. Na tarde de 31 de maio de 1953 adentravam ao gramado do "Brinco de Ouro" as equipes do Guarani e da S.E. Palmeiras, especialmente convidada para a inauguração. Num dia de muita chuva, o Guarani venceu por 3 a 1, cabendo a Nilo, meia-direita do Bugre, a marcação do primeiro gol, aos 44 minutos, cobrando falta no atual gol de entrada.

Seu recorde de público chegou a 52.002 pagantes no jogo Guarani contra o Flamengo, pelo Campeonato Brasileiro de 1982, mas sua capacidade, pelas novas normas de dimensionamento, está hoje oficialmente reduzida para 40.086 pessoas. Atualmente a área total do clube, anexa ao Estádio, é de quase 130.000 m2, onde mais de 15.000 associados praticam dezenas de modalidades esportivas e desfrutam de um parque aquático invejável, praticamente no coração de Campinas.

Fonte : site do Guarani

Nenhum comentário: