quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

SÉRIE D, Critérios.

Em 2009 o Campeonato Brasileiro ganhará mais uma divisão, e com isso para chegar à elite do futebol nacional será mais difícil, ou pelo menos levará mais tempo para quem começar o próximo ano na recém-criada Série D. Nela, 40 clubes disputarão quatro vagas para a também “nova” Série C, que a partir de agora contará com apenas 20 times, ao invés dos atuais 64.

Para conquistar uma vaga na Quarta Divisão, o acesso se dará pelas disputas estaduais. Poucos clubes já garantiram lugar na disputa, caso de Americano/RJ e Palmas/TO.

Todos os Estados terão direito a uma vaga na Série D, resultando num sub-total de 27 clubes.

Alem disso, os nove primeiros Estados do Ranking Nacional das Federações (RNF) terão direito a ter um segundo representante, enquanto somente os quatro melhores do mesmo Ranking terão uma terceira vaga. Na soma, 40 vagas serão distribuídas por todo o país.

Este critério adotado para a Série D é válido apenas para a competição de 2009.

Para o Campeonato Brasileiro da Quarta Divisão de 2010, apenas 36 vagas serão distribuídas, já que quatro clubes serão oriundos do rebaixamento da Série C.

Assim, ao invés dos quatro principais estados do RNF terem direito a três vagas, em 2010 terão apenas dois representantes.

Todos os clubes participantes arcarão com as suas despesas de transportes e hospedagem. Mas a Entidade que comanda o futebol nacional já desenvolve ações em busca de patrocínios comerciais para a competição, o que pode resultar num suporte financeiro para os clubes.

Veja como será a disputa pelas vagas em cada Estado, na ordem do RNF (entre parêntes está a colocação de equipes que disputaram a Série C de 2008):

SÃO PAULO – Classificam-se para a Série D os três melhores times do Estadual 2009, dentre as equipes do Botafogo, Noroeste (24º), Ituano (32º), Mirassol (54º), Mogi Mirim, Oeste e Paulista (36º).

RIO DE JANEIRO – O Americano já está classificado, já que foi vice-campeão da Copa Rio 2008 e ficou com a vaga que seria do Nova Iguaçu, que desistiu da competição nacional. Além dos dois melhores times do Estadual 2009, dentre as equipes da Cabofriense, Bangu, Boavista (30º), Tigres do Brasil, Friburguense, Macaé (33º), Madureira (42º), Mesquita, Resende e Volta Redonda.

RIO GRANDE DO SUL - Vice-campeão da Copa FGF 2008, o Cerâmica já carimbou o passaporte para a Série D, que terá também os dois melhores times do Estadual 2009, dentre as equipes do Novo Hamburgo, Ulbra, São José, Esportivo, Santa Cruz, São Luiz, Internacional de Santa Maria (34º), Veranópolis, Sapucaiense, Ypiranga e Avenida.

MINAS GERAIS – O campeão da Taça Minas Gerais (Tupi) pode escolher entre ficar com uma vaga na Copa do Brasil ou no Brasileiro da Série D, e tendo o vice (América) direito a uma vaga na outra competição que sobrou. Democrata, Guarani, Rio Branco de Andradas, Social, Tupi (45º), Uberaba, Uberlândia e Villa Nova disputam mais duas vagas. Ainda há a possibilidade da vaga da Taça Minas Gerais passar para o Estadual.

PARANÁ – Uma vaga ficará com o campeão da Copa Paraná 2008, na qual Londrina e Cianorte disputam a final nesta quarta (3). Na primeira partida o jogo terminou empatado por 1 a 1. Além disso, Foz do Iguaçu, Toledo (31º), Cascavel, Engenheiro Beltrão (51º), Rio Branco, Nacional, Iguaçu, J.Malucelli (47º), Iraty, Paranavaí e o vice da Copa Paraná disputam a outra vaga no Estadual 2009.

PERNAMBUCO – O Santa Cruz (29º), campeão da Copa Pernambuco 2008, já garantiu uma vaga. E Cabense, Central (52º), Petrolina (58º), Porto, Serrano, Sete de Setembro, Vitória e Ypiranga disputam uma vaga no Estadual 2009.

BAHIA – Carimbam vaga para a Série D os dois melhores times do Estadual 2009 dentre as equipes do Alagoinhas (43º), Vitória da Conquista (21º), Camaçari, Feirense, Colo-Colo, Fluminense de Feira, Itabuna (23º), Ipitanga, Madre de Deus e Poções.

GOIÁS – Classificam-se para a Série D os dois melhores times do Estadual 2009, dentre as equipes do Anapolina, Anápolis (39º), Aparecidense, Crac, Itumbiara (25º), Jataiense, Mineiros, Santa Helena e Trindade.

SANTA CATARINA – O Brusque foi campeão da Copa Santa Catarina de 2008 e já garantiu uma vaga, além de outra vaga que ficará com o melhor time do estadual 2009 entre Metropolitano (56º), Joinville, Hermann Aichinger, Chapecoense e Cidade Azul.

CEARÁ – Garante vaga na Série D o melhor time do Estadual 2009 entre as equipes do Boa Viagem, Ferroviário, Guarany, Horizonte (55º), Itapipoca, Maranguape e Quixadá.

PARÁ – Carimba o passaporte para a Série D o melhor time do Estadual 2009 entre os clubes do Remo (28º), Ananindeua, Castanhal, Vila Rica, Tiradentes, São Raimundo, Tuna Luso, Pedreira, Pinheirense, Bragantino, Belém e Time Negra.

RIO GRANDE DO NORTE – O melhor time do Estadual 2009 entre Macau, Santa Cruz (46º), Baraúnas, Potiguar (41º), Potyguar, São Gonçalo, Corintians, ASSU, Alecrim e Real garante a classificação para a Série D.

ALAGOAS – Vai à Quarta Divisão o melhor time do Estadual 2009 entre CSA (57º), Coruripe, Corinthians, Ipanema, Capelense, Murici, Igaci e CSE.

DISTRITO FEDERAL – Garante vaga na Série D o melhor time do Estadual 2009 entre as equipes do Dom Pedro II (22º), Ceilândia, Brazlândia, Legião (40º), Brasília e Luziânia.

ESPÍRITO SANTO – O campeão estadual de 2009 vai à Série D. A competição conta com Serra (49º), Grêmio Laranjeiras, Colatinense, Jaguaré, São Mateus, Desportiva Capixaba, Rio Branco, Vilavelhense, Linhares (62º) e Rio Bananal.

MARANHÃO - O representante maranhense será oriundo do Estadual 2009 ou 2008, a critério da Federação. O Moto Club foi o campeão deste ano e é provável que seja o clube classificado para a Série D. O Sampaio Corrêa já se garantiu na Série C.

PARAÍBA – Classifica-se o melhor time do Estadual 2009 dentre as equipes do Queimadense, Nacional, Souza, Esporte, Botafogo, Treze (60º) e Internacional.

MATO GROSSO DO SUL - Ainda não há definição se a única vaga na Série D ficará entre o melhor time da primeira fase do Estadual 2009 ou o Ivinhema, campeão de 2008.

AMAZONAS – O campeão estadual de 2009 se garante na Série D do mesmo ano.

SERGIPE – O melhor time no Estadual 2009, entre América, Canindé, Guarany, Itabaiana, Olímpico, São Cristóvão, São Domingos, Sergipe (53º) e Sete de Junho se garante na Série D do mesmo ano.

PIAUÍ – O campeão estadual de 2009 se garante na Série D do mesmo ano.

MATO GROSSO – Ainda não há definição se a única vaga será para o campeão da Copa Governador 2008 ou para o time de melhor campanha no Estadual 2009, que não seja Mixto ou Luverdense.

ACRE – Garante vaga a melhor equipe no Estadual 2009, que não seja o Rio Branco.

RONDÔNIA - O campeão estadual de 2009 se garante na Série D do mesmo ano.

TOCANTINS – O Tocantins de Palmas, campeão estadual de 2008, já carimbou a vaga para a Série D.

AMAPÁ – O Cristal, campeão estadual de 2008, já garantiu a única vaga.

RORAIMA – Há a possibilidade da única vaga do Estado ficar com o campeão do primeiro turno do Estadual 2009 ou com o Atlético Roraima, que é o campeão roraimense de 2008.

SUB 18 GOLEIA (fonte abcfc.com.br)

A equipe Sub-18 do ABC realizou na tarde desta quarta-feira (10), no CT Alberi Ferreira de Matos, mais um jogo-treino preparatório para a Copa São Paulo de Futebol Júnior. Os garotos comandados pelo treinador Wassil Mendes derrotaram o Olho D água, time da cidade de São José de Mipibu, por 7 a 1.

Os gols do Mais Querido foram marcados por Jakson (3), Wlademir (3) e Eduardo. O Alvinegro atuou com: Welligton (Edilson), Paulinho (Arthur), Edson (Marlon), Eduardo, Luan (Bruno), Iury (Jorginho), Luciano (André), Sorato (Alexandre), Coimbra (Afonso), Jakson (Renan) e Wlademir (Sérgio).

COPA MACEIÓ

Corinthians Alagoano classificado ao obter segunda vitória (2x0 no CSA). Sport e América ficam no 0x0.

CEARENSE SUB 18

A Federação Cearense de Futebol definiu as datas dos confrontos do quadrangular final do Campeonato Estadual da categoria Sub-18.

Todos os jogos acontecerão no estádio Presidente Vargas.

Veja a tabela:

Sábado (13/12)13:30 - Fortaleza x Ferroviário15:30 - Uniclinic x Ceará

Quarta-feira (17/12)13:30 - Fortaleza x Uniclinic15:30 - Ferroviário x Ceará

Sábado (20/12)13:30 - Ferroviário x Uniclinic15:30 - Fortaleza x Ceará


FORTALEZA COM OS PÉS NO CHÃO !!

Em meio ao seu pior momento financeiro desde o início deste século, o Fortaleza deverá ter um 2009 sem grandes investimentos. O clube não irá ousar em contratações de impacto, nem tentará renovar com jogadores que estão acima do teto salarial.O presidente do Tricolor, Lúcio Bomfim, em entrevista à Rádio Globo, confirmou que, caso seja reeleito, no próximo dia 19 de dezembro, deverá fazer uma gestão com os pés no chão e sem extravagâncias.- Não podemos mais deixar acontecer o que ocorreu neste ano, quando sem aporte financeiro tínhamos uma folha salarial no elenco entre 400 e 500 mil reis. Isso não condiz com a nossa realidade. Devemos montar um grupo de jogadores com a comissão técnica em torno de 200 a 250 mil reais – declarou o mandatário leonino.Sem a sua grande patrocinadora, a Santana Textiles, que injetava cerca de 120 mil mensais no clube, a diretoria do Fortaleza corre atrás de seu torcedor para que este possa ser o maior parceiro.- Temos o nosso programa de Sócio-Torcedor, que deverá ser a principal fonte de renda para conseguirmos manter o Fortaleza em dia com suas obrigações. Estamos com uma adesão fraca no momento mas para o próximo ano, o torcedor do Fortaleza tem de se conscientizar de que é somente ele que poderá fazer esse time forte e com chances de voltar a vencer campeonatos – alertou Lúcio Bomfim.O Fortaleza, atual campeão cearense, estréia no campeonato estadual dia 11 de janeiro contra o Itapipoca, no Estádio Alcides Santos. A reapresentação do elenco, que segue sem treinador, deverá ser realizada no dia 26 de dezembro.

Nenhum comentário: