terça-feira, 9 de setembro de 2008

3-5-2 ou 4-3-3 ?

Qual o melhor "esquema" de jogo ?

Aprendí que não existe "sistema" perfeito. A grande sabedoria é conseguir aplicar aquele que possa extrair o melhor rendimento do grupo disponível.

Por filosofia, acho o 4-4-2 mais adequado à "cultura" do futebolista nacional, que geralmente atua deste modo na sua formação.

Há exemplos de sucesso e fracassos em todas as formas de jogar. O mais importante é a qualidade do atleta. Para reflexão, reproduzo matéria publicada no cidade do futebol :


Ainda não há um consenso entre os profissionais do futebol quanto à plataforma de jogo - e por plataforma, entenda-se a distribuição numérica entre os setores (1-4-4-2, 1-3-5-2, 1-4-3-3, etc) -, mais eficiente, sem considerar a dinâmica adotada pela equipe, independentemente da situação encontrada pelo treinador. É assim que enxerga Leandro Calixto Zago.

Bacharel em Treinamento Esportivo pela Faculdade de Educação Física da UNICAMP, Leandro, que também é idealizador do site Futebol Tático (www.futeboltatico.com), traça as diferenças culturais e de estratégias adotadas no país e nos principais centros da Europa.

No caso da plataforma 1-3-5-2, muito difundida e aplicada no Brasil, é cada vez menos utilizado pelas equipes de fora - exceto algumas equipes italianas médias e pequenas -, que preferem os planos com quatro jogadores na linha defensiva.

"Essas diferentes opções são resultado de conceitos diferentes sobre o jogo. Treinadores brasileiros usam em sua maioria a marcação mista (o jogador marca o adversário que jogar dentro da sua área de atuação, a referência da marcação é o adversário), enquanto os europeus (principalmente) optam por jogar marcando por zona (tendo como referência a bola e o espaço)", avalia Leandro.

"Portanto, preferir o 1-3-5-2 jogando no Brasil faz todo o sentido, pois as equipes jogam normalmente com dois atacantes facilitando o encaixe no adversário (3 zagueiros para 2 atacantes, ala bate com lateral adversário, volante marca meia, meia marca volante e atacantes marcam zagueiros).

E jogar nas plataformas 1-4-3-3, 1-4-4-2, 1-4-5-1 (com todas as variações de distribuição de atletas que essas plataformas permitem), sempre com linha defensiva de quatro jogadores na Europa, onde se marca preferencialmente por zona, também se justifica, porque atende a outras necessidades do jogo, como, por exemplo, de se ocupar melhor toda a largura do campo", completa.

José Mourinho estabelece uma condição particular quando assume um novo time.

Referência na área, o treinador português, em seus primeiros dias de Inter de Milão, tal qual havia feito em Porto e Chelsea, adotou a plataforma 1-4-3-3 de olho nos principais títulos em disputa.

"Ele acredita que a distribuição equilibrada por setores do campo dos atletas, que o 1-4-3-3 permite, acelera o processo da construção de uma forma de jogar coletiva que seja competitiva. Isso acontece pela assimilação mais rápida por parte dos atletas quanto aos objetivos traçados", explica Leandro, que acredita que tal definição se deva à filosofia de trabalho do treinador, dos conceitos que este tem sobre o jogo e da característica do grupo de atletas.

"Não há evidências científicas comprovadas por pesquisas que exista efetivamente uma plataforma mais vencedora que outra. E ter sua assimilação mais facilitada não é suficiente para que uma plataforma se justifique: ela precisa apresentar resultados práticos que, nesse momento, parece ter mais relação com a sistematização de um sem número de dinâmicas dentro dela", finaliza.

ABC NA SERRA GAÚCHA

Mais Querido atua pela primeira vez em Caxias, nesta sexta.

WALLYSSON NO ESTALEIRO

Depto. médico do furacão divulga relatório sobre atletas no DM.Confira a situação de todos os jogadores atleticanos contundidos:

João Carlos - O goleiro está tratando uma lombalgia e faz apenas tratamento com a fisioterapia. Permanece vetado.

Nei - O lateral-direito continua o trabalho leve na fisioterapia e só voltará a atuar no ano que vem.

Douglas Maia - O jogador voltou da Seleção Brasileira Sub-19 com uma dor no púbis e continua o tratamento.

Gabriel Pimba - O meia também estava na Seleção Sub-19 e voltou com uma pubalgia. Sem condições de jogo, continua tratamento no CT do Caju.

Joãozinho - Trata de uma lesão na panturrilha direita. Está fazendo tratamento de fisioterapia integrado com o condicionamento físico.

Wallyson - Com uma lesão na coxa direita, está tratando com a fisioterapia e fazendo um trabalho de condicionamento físico, para auxiliar na recuperação.

BASES

equipe sub-15 do Fortaleza venceu o Treze-PB de virada por 2 a 1 neste domingo e sagrou-se campeã da Copa Cidade de Carpina, disputada em Pernambuco na última semana.

Soares e Romarinho marcaram os gols do Tricolor de Aço, que foi comandado pelo técnico Jorge Veras. O time que atuou na final foi o seguinte: Erivelton; Carlinhos, Soares, Stênio e Antônio Carlos; Willian, Robson (Romarinho) (Igor), Dênis e Ricardo; Wandinho e Eriveldon (Manoel Chuva).

A Copa Cidade de Carpina foi disputada por grandes times do Nordeste e alguns do Sudeste. Na primeira fase, o Leão garantiu classificação ao empatar em 1 a 1 com o Santa Cruz, vencer por 3 a 0 o Corinthians-AL e por 4 a 0 a Escolinha Beto Galdino-PE, terminando como líder do grupo.Nas quartas-de-final, o Tricolor eliminou o Botafogo-RJ ao vencer por 1 a 0 e nas semifinais ganhou por 2 a 1 do Expressinho-PE.

Um comentário:

Anônimo disse...

Visite oabecedista.blogspot.com. Leio sepre sua coluna e adicionei entre os blogs favoritos.

Valeu.

Abecedista.