sexta-feira, 29 de agosto de 2008

ABC ENCAROU O TIMÃO NO PACAEMBU

Em cinco de Novembro de 1977, pelo Campeonato Brasileiro. Naquele ano os paulistas acabaram um jejum de vinte e três anos sem título e possuíam uma forte equipe onde destacavam-se o goleiro Tobias,o xerife Moisés, falecido esta semana, os laterais Zé Maria e Wladimir, ambos seleção brasileira como o volante pernambucano Givanildo Oliveira e o atacante Palhinha.
O clube do povo do Rio Grande do Norte tinha o goleiro Hélio Show, o xerife Pedro Pradera, os meio-campistas Baltazar, Noé Macunaíma e Danilo Menezes. Nosso treinador era o Waldemar Carabina.
Lembro-me que a partida foi transmitida para Natal em Tv aberta, e o campeão Paulista venceu a "duras penas" pela contagem mínima.
O ABC foi bastante elogiado e deixou o bairro do Pacaembú, que empresta o nome ao estádio Paulo Machado de Carvalho, general da vitória na copa de 1958, com a certeza de merecer um melhor resultado. O local do jogo deste sábado é novamente nas proximidades da Avenida Paulista e Bairro Pinheiros, no palco inaugurado nos anos quarenta.
Eles são favoritos, mas uma agradável surpresa não pode ser descaratada. O Bahia, que não é nehuma maravilha, conseguiu.

EXCURSÃO, 35 ANOS

Num 29 de Agosto, ABC estreava na Europa atuando em Ankara, Turquia. O adversário, o forte Fenerbache, recentemente treinado por Zico. Minha lembrança acusa empate de 1 x 1, gol de Morais. Alguma fontes divulgam a vitoria do Mais Querido por 1 x 0. O ponta Libânio foi escolhido o melhor da partida. Botou o lateral pra dançar. Terminada a partida, a comissão técnica foi procurada por um cartola turco, que perguntou o preço do passe do atacante mas recebeu o não como resposta. Celso Martinelli gravava os jogos em fita-cassete e mandava para a Rádio Cabugi. O áudio-tape era levado ao ar dois dias após o jogo e parava Natal, lembro-me.

Nenhum comentário: